Saiba como a startup “Lá da Serra” cresce com tudo sob controle

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Diferente do que muitas pessoas pensam, empresas de todos os tamanhos podem ser beneficiados com uso de estratégias de trade marketing, e a startup “Lá da serra” é um ótimo exemplo disso.


Atuando com dezenas de pequenos produtores da região serrana e realizando a venda de cestas de saborosos produtos no Rio de Janeiro, sua equipe via na logística um de seus grandes desafios.


Hoje, com o auxílio do PDV Info, o Lá da Serra consegue otimizar e controlar a logística da distribuição de suas cestas, tanto para pontos de venda, quanto para consumidores finais.
Com o uso da nossa solução de trade marketing, a sua operação pôde ser melhor planejada e executada, e a coleta e disponibilização de informações passou a ser mais rápida e organizada, sem utilização de papelada.

“O PDV Info no abraçou desde o princípio, e pudemos com isso crescer com a ajuda de uma ferramenta que eu acreditava ser acessível apenas à grandes empresas”
Marcos de Oliveira – Lá da Serra

A tecnologia melhora processos e faz o trabalho manual para você

Quanto tempo uma equipe de gestão gasta levantando e consolidando números de suas equipes e ações de campo? Provavelmente mais tempo do que se gasta analisando e pensando nas decisões a serem tomadas. Mas qual dessas tarefas é mais valiosa? Que tal então deixar que o PDV Info cuide de boa parte do operacional para você? Coletas de informações devem ser realizadas não isoladamente, mas como um processo integrado às ações. Dessa forma, elas não são deixadas para depois ou feitas na correria, e sim integradas e valorizadas como parte do processo necessário para se alcançar os melhores resultados. A importância da inovação é clara, e o alerta acima vale para empresas de todos os tamanhos, mas principalmente para as pequenas e médias empresas que precisam crescer em suas áreas de atuação.É fundamental que gestores deem um passo adiante e tragam mais inovação para o dia-a-dia.

Diferenciando a sua agência de comunicação da concorrência

Não é novidade que a concorrência em todas as áreas está cada dia mais acirrada e que a busca por diferenciais é fundamental para a sobrevivência em qualquer negócio.A diferenciação de agências e produtoras tem se baseado principalmente em criatividade, qualidade de entrega e atendimento. Que tal, então, uma ferramenta que dê aos clientes ainda mais confiança e segurança em seu trabalho? O PDV Info é uma ferramenta que dá transparência nas informações e deixa claro aos seus clientes a qualidade de suas ações e o seu comprometimento com os resultados.

Problemas na Execução do PDV? Quanto antes atacar melhor!

Sabemos que problemas acontecem, e nos Ponto de Vendas eles acontecem ao vivo e a cores. Não perceber o problema ou deixar para resolvê-lo depois certamente é a fórmula perfeita para uma grande dor de cabeça.


O quanto antes tivermos ciência da ocorrência do problema – como uma ruptura por exemplo – mais simples será resolvê-lo, provavelmente com menos custos, menos stress e menos energia e tempo gastos. Então, fingir que eles não existem não é a melhor opção.


Mas levantamentos de problemas pontuais não são o suficiente. É preciso uma consistência diária para que os melhores processos e soluções sejam incorporados e façam parte do dia a dia de sua empresa.


Tudo acontece muito mais rápido nos dias atuais. Por isso uma ferramenta como o PDV Info é necessária, permitindo constante monitoramento e troca de informações em tempo real, e a possibilidade de resolver cada problema que venha à tona com maior facilidade.

Armas Para Vencer a Guerra de Informações no PDV

Muito se fala que a guerra mercadológica é ganha na ponta, ou seja, no ponto de venda.
Para vencer, muitas armas são utilizadas, e algumas podem ser vistas facilmente pelos consumidores, como as promoções de preço, materiais de merchandising, ações de ativação, pontos extras e muito mais.
Mas poucos percebem que boa parte dessa guerra é invisível: a guerra por informações e pelo conhecimento de mercado.
Quanto tempo uma equipe gasta levantando, consolidando e analisando informações trazidas por suas equipes de campo? Quanto tempo se gasta buscando entender se a execução das ações planejadas está realmente sendo realizada de forma correta?
Business Intelligence é o processo que envolve o levantamento, seleção e organização dos dados de mercado, que dessa forma se tornam informações relevantes e acessíveis, culminando na melhor análise e tomada de decisões.
O PDV Info simplifica o levantamento em campo e torna o compartilhamento de informações qualificadas mais ágeis e baratos, e o direcionamento de esforços mais efetivos.
Que tal deixar que o PDV Info o ajude a ganhar essa batalha?

Otimização de Rota

O PDV Info continua inovando e melhorando cada vez mais com a tecnologia de otimização de rotas. Com esta tecnologia os clientes do PDV Info têm a opção de otimizar suas rotas, garantindo que seus colaboradores estejam sempre realizando suas visitas seguindo a caminho mais otimizado, e consequentemente no menor espaço de tempo. Desta forma cada colaborador tem mais tempo para realizar suas atividades no Ponto de Venda e gasta menos tempo em seu deslocamento.

10 Dicas para Melhorar o Resultado de suas Vendas no PDV

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1 . Ações de trade marketing são fundamentais para que qualquer empresa trabalhe adequadamente o PDV, construindo um relacionamento com o cliente e se destacando no mercado.

2 . Tenha em mente cada momento de seu ciclo de atuação, desde o planejamento das ações ao monitoramento das equipes de campo, a coleta e análise de informações, a tomada de decisões e o acompanhamento de resultados.

3 . Indústria e varejo devem atuar em sintonia e cumplicidade, com foco total no atendimento às necessidades do consumidor.

4 . Planeje estrategicamente e execute o gerenciamento de categorias de acordo com as atitudes de seu cliente no PDV. Orientando grupos de produtos derivados e complementares, você proporciona uma melhor experiência de compra e aumenta sua lucratividade.

5 . O preço de seu produto ou serviço precisa atender ao cliente em relação à sua disponibilidade de pagamento, tendo em vista as ofertas da concorrência naquele mesmo momento. Por isso a necessidade de um acompanhamento em tempo real e de uma ágil orientação em relação às ações de merchandising e promoções.

6 . Fique de olho no sell out. É ele que vai dar as cartas e indicar se sua argumentação de vendas, descontos, promoções e incentivos às equipes do varejo estão tendo resultado, além de traduzir a rotatividade e a necessidade de abastecimento no PDV.

7 . A ruptura é uma das maiores vilãs, responsável por perda de oportunidades de vendas. Abastecimento adequado das prateleiras, correta execução do planograma, organização dos estoques e fluxo adequado de informações minimizam esse problema.

8 . O correto sortimento de produtos é uma responsabilidade compartilhada da indústria e do varejo. O fabricante deve ter o entendimento sobre o público que pretende atingir e o varejista o entendimento sobre as necessidades de seu PDV perante o perfil de seus clientes.

9 . Defina um mix de produtos abrangente, cuja variedade atenda a um maior número de clientes possível. Desta forma, você amplia sua fatia de mercado atendendo a diversos segmentos de consumidores.

10 . Utilizar a tecnologia é a melhor solução para a gestão de uma equipe de campo que precisa atender a uma grande quantidade de pontos de vendas. O PDV Info facilita toda a operação, auxiliando no planejamento dos roteiros e visitas, no controle da equipe e na captação e transmissão de dados em tempo real.

O PDV Info é um sistema de gestão simples e completo, que pode ajudá-lo em muitos dos itens listados acima. Clique aqui, conheça melhor e solicite um teste gratuito.

10 Fatores Importantes sobre os Indicadores de Performance (KPI´s)

Key Performance Indicator (KPI) using Business Intelligence (BI) metrics to measure achievement versus planned target, person touching screen icon, success
  1. Estabeleça seus KPI´s e mensure seus processos e seus resultados mercadológicos para a melhor tomada de decisões.
  2. Garanta que seus KPI´s sejam mensuráveis e que estejam alinhados com as metas e objetivos de sua empresa. Atualize-os sempre que necessário.
  3. Entender, construir e executar os indicadores de performance (KPI´s) deve levar em conta as características e o papel de cada categoria de produto no PDV.
  4. Disponibilidade do produto no momento da compra. Visibilidade do produto em linha com seu posicionamento e diferenciais. Gestão adequada dos estoques para evitar excesso ou falta do produto no PDV. Esses são os três indicadores fundamentais para o sucesso de sua marca.
  5. Produtividade do time em campo, share de gôndola, existência de ponto extra, giro do produto e preço praticado adequado à estratégia traçada também são KPI´s que devem ser mensurados para que se possa medir a efetividade de cada ponto de venda.
  6. Mensurar o custo de sua operação em cada PDV significa estar por dentro da relação custo X benefício do mesmo em sua operação.
  7. Crie alertas baseados em seus KPI´s para ser informado automaticamente sempre que os resultados de campo estejam abaixo de certos parâmetros definidos.
  8. Sempre que necessário, tome rapidamente atitudes para reverter as primeiras sinalizações negativas pontuais, de forma que estas não virem tendências negativas que afetem seus indicadores de performance.
  9. Utilize a tecnologia integrada à sua rotina do dia a dia para levantar, organizar e fazer frente ao imenso volume de dados coletados, necessários para o gerenciamento de sua operação de vendas e trade marketing.
  10. Tenha acesso a um dashboard e a relatórios que permitam a adequada análise dos seus KPI´s, a qualquer momento. Conte com ferramentas como PDV Info nessa tarefa.

10 Dicas sobre Merchandising e Exposição de Produtos no PDV

Leerer Einkaufswagen im Supermarkt
  1. Lembre-se que o PDV é um ponto de relacionamento fundamental com o shopper, e um local para se criar uma conexão emocional e sensorial, proporcionando experiência e estimulando os seus sentidos.
  2. Valorize seu produto para o shopper com um conjunto de ações de merchandising que proporcionem informações e uma melhor visibilidade de sua marca, impactando, motivando e influenciando suas decisões de compra.
  3. Produto adequado, na quantidade adequada, no momento certo, com uma apresentação visual impactante e uma exposição de destaque. Isso é um bom merchandising.
  4. Utilize técnicas e materiais de merchandising para criar impulsos de compra no consumidor e tornar sua operação mais rentável no PDV.
  5. Diferentes momentos de consumo exigem diferentes soluções de merchandising e exposição de marca.
  6. Utilize a criatividade, a tecnologia e a comunicação visual no ponto de venda para despertar o interesse do cliente e leva-lo a uma efetiva decisão de compra.
  7. Conquistar áreas de maior destaque nos PDV´s não necessariamente é igual a ter maior share de gôndola, apesar de ambas serem estratégias para se alcançar vantagem perante a concorrência.
  8. Produtos perecíveis com giro mais lento devem considerar o share de gôndola ideal sem perder de vista os seus prazos de validade.
  9. O planograma – desenho gráfico que orienta o posicionamento de produtos no PDV – é importante para que sua marca siga determinados padrões de exposição, conquistando visualmente o consumidor. Sua implantação deve ser alinhada entre a indústria e o varejista.
  10. A disponibilidade e a exposição adequada de produtos no PDV é apenas uma pequena parte do trabalho. Promoções, embalagens atrativas, cross-merchandising e outras ferramentas de trade marketing são imperativos para o seu sucesso de sua marca.

10 Coisas que Você Precisa Saber sobre o Comportamento do Consumidor (Shopper) no PDV

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  1. Shopper é o consumidor em sua experiência de compra. É necessária a inteligência de informações para se entender e acompanhar as mudanças em seu comportamento.
  2. Shopper marketing ajuda o trade a entregar a melhor solução para o consumidor, tanto em relação à compra quanto em relação à sua experiência durante o processo.
  3. Entenda o que o mercado necessita, segmente seu público e ofereça uma experiência positiva ao logo de todo o processo de compra.
  4. O sucesso de uma marca é determinado pelo comportamento de shoppers perante suas estratégias de vendas. A mensuração desse comportamento no PDV é fundamental para a definição e a correção de rumos.
  5. A pressa, a ansiedade e a impulsividade cada vez maiores nos dias atuais são uma oportunidade para empresas mais próximas e disponíveis ao consumidor.
  6. Agregando conveniência à experiência de compra do consumidor é possível aumentar o giro dos produtos e elevar a lucratividade do PDV.
  7. Uma experiência de compra bem sucedida geralmente é rápida, prática e curta. Para que isso ocorra, o shopper deve se sentir a vontade no PDV e ter acesso aos produtos e informações necessários para a sua tomada de decisão.
  8. Na hora de definir o mix de produtos para determinado varejo é necessário refletir e evitar que uma variedade excessiva de possibilidades não deixe o shopper confuso.
  9. Mesmo tendo realizado a escolha online, o consumidor muitas vezes precisa estar no PDV para se conectar com o produto preferido. O varejo ainda é o principal local de compra do consumidor, que pesquisa antes na internet, mas não abre mão da experiência de compra in loco. A integração entre o online e o off-line não é mais uma opção, e sim uma exigência do chamado omnishopper.
  10. Lembre-se: engajar o shopper é premissa para o sucesso de uma execução no PDV. Mas não basta atrair esporadicamente o consumidor, é necessário ter a certeza que o trabalho no PDV está sendo efetivo no dia a dia. A tecnologia é aliada nesse processo. O PDV Info lhe dá todo o suporte necessário para a gestão de suas ações de vendas e trade marketing em campo.