# 13 Os Elementos dos PDVs

Gôndolas:

São as estruturas que dão suporte às prateleiras, podendo ser mais baixas (geralmente junto às entradas) ou mais altas. Em geral, os melhores locais nas gôndolas para a exposição das mercadorias, são os espaços centrais que ficam na altura dos olhos e das mãos do shopper.

Olhando de frente para a gôndola, você pode ter uma boa compreensão sobre os produtos concorrentes de uma categoria, seja pela posição absoluta ou relativa dos SKU’s expostos no local.

Prateleiras:

As prateleiras podem e devem ter alturas ajustáveis, que deverão se adequar às necessidades de exposição das diferentes embalagens dos produtos, de preferência sem deixar espaços superiores vazios, maiores do que o necessário para facilitar a retirada da mercadoria pelo consumidor.

A simples altura em que seu produto se encontra nas prateleiras é responsável por variações significativas de até 40% em suas vendas. Prateleiras próximas ao chão ou altas e longe das mãos, em geral não devem conter produtos de alto giro e/ou rentabilidade.

Pontas de Gôndola:

Geralmente são pontos adicionais de alta visibilidade, reservados para lançamentos e ofertas especiais e abastecidos com uma mesma marca, tendo preferencialmente elementos de merchandising que dão apoio à comunicação da mercadoria exposta.

Check Out:

O caixa, ou check out, é um local com espaço limitado, mas que, por ser um ponto de passagem obrigatório e um local de maior permanência do shopper, permite uma alta visibilidade dos produtos expostos, devendo ter como foco principal os produtos sujeitos à compras por impulso.

Ilhas:

Preferencialmente localizadas em corredores com maior espaço ou na entrada do estabelecimento, as ilhas são espaços adequados para a exposição de promoções, lançamentos e produtos sazonais. É importante que sua arrumação deixe os produtos ao alcance das mãos e que os mesmos estejam expostos de modo a facilitar a sua retirada pelo shopper.

Geladeiras:

Produtos expostos em geladeiras, com ou sem portas, devem estar de frente e organizados de forma a facilitar a escolha do consumidor. Esta exposição pode funcionar como uma boa arma na venda de produtos de conveniência para consumo imediato.

Balcões:

A Utilização de balcões de atendimento deve ser reservada àqueles produtos que não podem ser disponibilizados pelo auto-serviço. Neste caso, procure caprichar na organização e iluminação para valorizar a mercadoria e usar o balcão a seu favor.