#12 O interior dos PDVs

Considere o interior de um varejo a sua vitrine interna. Algumas delas tem melhor campo visual e estão em locais de alto fluxo ou permanência dos clientes. Outras estão em locais menos favoráveis, não aparecem tanto aos olhos dos shoppers, e por isso precisam de um maior esforço para chamar sua atenção.

A apresentação de suas mercadorias no interior da loja é tão importante quanto a fachada do PDV, sendo este um trabalho sem fim, pois há sempre o que melhorar, repor ou ajustar.

As mercadorias devem ser organizadas por categorias de compra, e cada categoria deve ser alocada pensando-se em aspectos como rentabilidade, atratividade, visibilidade e tráfego interno. Um layout bem feito ajuda o shopper a encontrar o que procura, realizar compras não planejadas, e a se sentir em casa.

A limpeza, a organização e a iluminação ajudam a propiciar um ambiente agradável, e o inverso também é verdadeiro.

O gerenciamento do espaço é um tema de fundamental importância para o varejista e a indústria. Produtos expostos de maneira equivocada reduzem a rentabilidade.