#14 O Conceito de Loja Perfeita

Uma das maneiras mais práticas utilizadas por grandes indústrias do mercado de bens de consumo para padronizar a execução de suas estratégias e a mensuração de seus resultados, foi a implementação da Loja Perfeita (Perfect Store).

Seu objetivo é criar a melhor experiência possível para o shopper em seu ambiente de compras. Para isso, são definidos padrões que devem ser atingidos dentro de uma loja e que demandarão um esforço multidisciplinar do varejo, indústria e distribuidores.

Os pilares iniciais da Loja Perfeita foram inspirados nos 4 P’s do marketing mix, que alimentam padrões de execução definidos pela estratégia de cada marca, podendo esta execução variar de acordo com as características de cada canal de vendas.

Qualquer pilar que não esteja dentro dos parâmetros pré-definidos poderá prejudicar o desempenho do produto e da categoria em um canal de vendas determinado.

É recomendável que existam estratégias de loja perfeita distintas, para canais de venda distintos, e que elas tenham períodos pré-definidos de execução, com a revisão nos indicadores ao final de cada ciclo.

Para o acompanhamento da execução da Loja Perfeita é necessário ter a tecnologia como aliada. Desta forma será possível acompanhar os KPI’s definidos e verificar continuamente a performance de cada PDV, até mesmo em tempo real.

Através do levantamento das informações de cada PDV acompanhado, é possível criar uma pontuação por loja ou uma pontuação consolidada (por rede, canal, área geográfica, etc) e, à partir dos resultados, elaborar um ranking de performance.

As pontuações obtidas mostram quais pilares e pontos de venda estão tendo uma melhor execução da estratégia definida, e quais precisam de maior atenção.

Na prática, para a realização do levantamento das informações em campo, as equipes externas deverão utilizar um aplicativo de trade marketing em seus smartphones – como o PDV Info – que possibilita a customização de tarefas para cada PDV presente no roteiro de seus colaboradores em campo.

Desta forma, na chegada ao local, basta que cada colaborador faça um check in, para que logo em seguida sejam apresentadas na tela do seu smartphone as pesquisas a serem realizadas naquele ponto de venda. A inserção destas informações gera uma pontuação para cada PDV trabalhado.

Os resultados – consolidados e individuais – apresentados no painel gerencial do sistema, facilitam a definição de prioridades a serem atacadas pelo gestor e sua equipe. Além disso, o histórico e a evolução da pontuação do PDV Perfeito proporcionam uma visão mais ampla da situação e ajudam a responder à pergunta “estamos chegando lá”?