#07 Trade Marketing e o PDV

O ponto de venda é o campo de jogo do trade marketing. É nesse campo que são colocadas em práticas as estratégias definidas pelas empresas e suas marcas.

Para isso, diversas ferramentas de marketing são utilizadas no sentido de instigar os desejos e definir a escolha do shopper em seu momento de compra.

Nesse jogo, geralmente o fornecedor não está só. Seus produtos e marcas irão batalhar ao lado de inúmeros outros pela mente e pelo bolso do shopper. Para vencer é preciso estar bastante entrosado e trocar muitos passes com o “dono da bola”, neste caso, o varejista. Se possível, é importante colocá-lo na “cara do gol”, ou seja, a vender mais.

Neste sentido, a pro atividade na realização de ações diversas no local de vendas é fundamental para estreitamento do relacionamento e para que tanto a indústria, quanto os canais de vendas, consigam fortalecer a imagem de suas marcas e melhorar seus resultados.

De fato, os varejistas, cientes da concorrência de mercado, veem com bons olhos a parceria com fabricantes que ampliem o fluxo para suas lojas, a construção de marcas e o sell out de suas mercadorias.

O ponto de vendas é o ponto de encontro entre as marcas de todas as indústrias e os shoppers, e é para este hub que convergem todos os esforços de marketing de diversas empresas.

Devido a esse fato, o gestor das redes de varejos precisa ter uma aguçada visão holística do seu negócio, enquanto fabricantes precisam entender que fazem parte de um contexto maior e que é necessário sinergia e trabalho em equipe para se alcançar os melhores resultados.