#08 PDV x POP

Lá no início, todo Ponto de Venda (PDV) era também um Ponto de Compra (POP, do inglês Point of Purchase).

Naquela época, em que toda mercadoria era comercializada em feiras, o shopper escolhia e pagava pelos produtos que queria em cada barraca. Ou seja, o ponto de compra – onde o shopper escolhia sua mercadoria – era o mesmo que o ponto de venda.

Claro que hoje existem muitas atividades que ainda são assim. Desde as próprias feiras livres, até carrinhos de lanches e pequenas lojas onde você é atendido no balcão.

Mas hoje, um único PDV pode conter diversos POPs, ou seja, diversos pontos de compra, onde o shopper será impactado pelos produtos em exposição e fará suas escolhas.

Em grandes lojas de departamentos isso fica muito claro. Nelas, o shopper percorre diversas “lojas dentro de uma só loja”. Em um momento você pode estar escolhendo um jogo de cama, e em outro um novo calçado, um perfume ou um objeto de decoração.

Em supermercados, o mesmo ocorre. Cada uma de suas áreas é um POP, seja ela uma área da gôndola ou um quiosque de degustação.

Desta forma, um mesmo produto pode estar em mais de um POP no mesmo PDV, e isso aumenta as suas chances de venda, como ocorre por exemplo, quando se obtém um ponto extra para a venda de um produto no local.