Ruptura de estoque. O que é?

A ruptura de estoque nada mais é do que a falta de um produto para venda em determinado varejo, onde o mesmo deveria estar disponível para compra.

Perceba que, a falta de certo SKU em um PDV só pode ser considerada efetivamente ruptura, caso este SKU esteja sendo efetivamente vendido para este local, de acordo com a estratégia da marca.

Por exemplo, se um SKU considerado mais premium não está disponível em um ponto de venda mais popular, então não é ruptura. Simplesmente, não faz parte da estratégia desta marca ter tal SKU ali disponível.

A ruptura acontece quando, devido à problemas em toda a cadeia de suprimentos, e mais especificamente no PDV em questão, o produto que deveria estar lá disponível para o shopper não está.

O fato é que deve haver um planejamento para realização das vendas e reposição dos estoques para que se assegure que o produto esteja disponível. Além disso é necessário o acompanhamento próximo da situação em cada ponto de venda, uma vez que aspectos como datas festivas, feriados e outros podem afetar o giro do produto, ocasionando excesso de estoque ou rupturas.