10 Fatores Importantes sobre os Indicadores de Performance (KPI’s)
- Estabeleça seus KPI’s e mensure seus processos e seus resultados mercadológicos para a melhor tomada de decisões.
- Garanta que seus KPI’s sejam mensuráveis e que estejam alinhados com as metas e objetivos de sua empresa. Atualize-os sempre que necessário.
- Entender, construir e executar os indicadores de performance (KPI’s) deve levar em conta as características e o papel de cada categoria de produto no PDV.
- Disponibilidade do produto no momento da compra. Visibilidade do produto em linha com seu posicionamento e diferenciais. Gestão adequada dos estoques para evitar excesso ou falta do produto no PDV. Esses são os três indicadores fundamentais para o sucesso de sua marca.
- Produtividade do time em campo, share de gôndola, existência de ponto extra, giro do produto e preço praticado adequado à estratégia traçada também são KPI’s que devem ser mensurados para que se possa medir a efetividade de cada ponto de venda.
- Mensurar o custo de sua operação em cada PDV significa estar por dentro da relação custo x benefício do mesmo em sua operação.
- Crie alertas baseados em seus KPI’s para ser informado automaticamente sempre que os resultados de campo estejam abaixo de certos parâmetros definidos.
- Sempre que necessário, tome rapidamente atitudes para reverter as primeiras sinalizações negativas pontuais, de forma que estas não virem tendências negativas que afetem seus indicadores de performance.
- Utilize a tecnologia integrada à sua rotina do dia a dia para levantar, organizar e fazer frente ao imenso volume de dados coletados, necessários para o gerenciamento de sua operação de vendas e trade marketing.
- Tenha acesso a um dashboard e a relatórios que permitam a adequada análise dos seus KPI’s, a qualquer momento. Conte com ferramentas como PDV Info nessa tarefa.