#16 Gestão de Equipe em Campo

Para uma gestão eficiente do seu time, é importante que sejam definidos – e que fiquem claros para todos – os critérios de avaliação de performance que serão utilizados para a avaliação do trabalho realizado. Entre eles:

• Produtividade (tempo por visita, quantidade de visitas dia)
• Pontualidade (horários de check in x horários previstos)
• Assiduidade (quantidade de ausências não programadas)
• Comprometimento (envolvimento e participação em geral)
• Capacitação (participação em treinamentos, estudo de
materiais enviados)
• Qualidade de execução (execução conforme parâmetros
definidos. Ex: planograma)
• Resultados alcançados (pontuação das lojas atendidas conforme
critérios da Loja Perfeita)

Através da mensuração de parte ou da totalidade dos itens acima, será possível haver o acompanhamento da equipe, a valorização dos bons profissionais e a rápida correção de rumos sempre que necessário.

Aqui, mais uma vez, a ajuda da tecnologia é fundamental tanto para o gestor quanto para o colaborador.

Na prática, será necessário que o gestor defina algumas informações para o set up inicial de uma ferramenta como o PDV Info. Este set up deverá refletir questões essenciais do planejamento de trade marketing de cada empresa:

• Relação de PDVs a serem trabalhados;
• Relação de colaboradores na equipe;
• Definição da frequência de visitas a cada PDV trabalhado (de
acordo com cada canal de vendas, rede ou varejo em particular);
• Definição da quantidade de visitas a serem realizadas a cada dia,
para cada colaborador (levando-se em consideração o tempo de
visitas desejado e o tempo de deslocamento entre eles);
• Definição da relação de varejos sob responsabilidade de cada
colaborador e da frequência com que cada um deles deverá ser
visitado (semanal, quinzenal, mensal, etc). Esta relação será a
base para o seu roteiro de visitas diário;
• Ordem de visita dos roteiros, de forma a otimizar a distância
percorrida, levando-se em conta as limitações e disponibilidades
dos PDV’s;
• Levantamentos das informações a serem coletadas e/ou
pesquisas a serem realizadas em cada visita (podendo variar de
acordo com o local e o mix de produtos vendidos);
• Check list de tarefas a serem realizadas em cada local, de acordo
com padrões de atuação definidos.

O resultado do input no sistema das informações acima é uma
maior organização das tarefas a serem realizadas a cada dia, e
um fluxo de informações mais azeitado e em tempo real.

Por um lado, cada colaborador em campo, terá no aplicativo do seu smartphone todas as orientações necessárias para a realização do trabalho (roteiro de visitas do dia e formulários a serem checados e preenchidos).

Já o time de backoffice, supervisores e gestores terá o controle das ações da equipe em campo em tempo real (visitas realizadas x programadas, tempo médio de visita e de deslocamento, ausências e intervalos, alertas, etc), com acesso às informações consolidadas e de cada PDV, referentes à execução de sua estratégia em campo.

De posse dessas informações, disponibilizadas através de um painel gerencial com mapas, gráficos, fotos e relatórios, será possível um aprimoramento da gestão, com uma análise aprimorada da situação e uma maior agilidade na tomada de decisões.