10 Fatores Importantes sobre os Indicadores de Performance (KPI’s)

  1. Estabeleça seus KPI’s e mensure seus processos e seus resultados mercadológicos para a melhor tomada de decisões.
  2. Garanta que seus KPI’s sejam mensuráveis e que estejam alinhados com as metas e objetivos de sua empresa. Atualize-os sempre que necessário.
  3. Entender, construir e executar os indicadores de performance (KPI’s) deve levar em conta as características e o papel de cada categoria de produto no PDV.
  4. Disponibilidade do produto no momento da compra. Visibilidade do produto em linha com seu posicionamento e diferenciais. Gestão adequada dos estoques para evitar excesso ou falta do produto no PDV. Esses são os três indicadores fundamentais para o sucesso de sua marca.
  5. Produtividade do time em campo, share de gôndola, existência de ponto extra, giro do produto e preço praticado adequado à estratégia traçada também são KPI’s que devem ser mensurados para que se possa medir a efetividade de cada ponto de venda.
  6. Mensurar o custo de sua operação em cada PDV significa estar por dentro da relação custo x benefício do mesmo em sua operação.
  7. Crie alertas baseados em seus KPI’s para ser informado automaticamente sempre que os resultados de campo estejam abaixo de certos parâmetros definidos.
  8. Sempre que necessário, tome rapidamente atitudes para reverter as primeiras sinalizações negativas pontuais, de forma que estas não virem tendências negativas que afetem seus indicadores de performance.
  9. Utilize a tecnologia integrada à sua rotina do dia a dia para levantar, organizar e fazer frente ao imenso volume de dados coletados, necessários para o gerenciamento de sua operação de vendas e trade marketing.
  10. Tenha acesso a um dashboard e a relatórios que permitam a adequada análise dos seus KPI’s, a qualquer momento. Conte com ferramentas como PDV Info nessa tarefa.