10 Passos para Manter sua Equipe de Campo Motivada

  1. Pra começar, procure contratar a pessoa certa para o cargo certo. Escolha aquelas pessoas positivas e identificadas com os valores e propósitos da empresa.
  2. Reúna as condições para que o bom profissional consiga resultados no curto prazo, com remunerações fixas e variáveis adequadas. Mas nunca perca de vista a necessidade de proporcionar ganhos também no longo prazo, como o desenvolvimento pessoal e profissional e a construção de um sólido network.
  3. Crie uma atmosfera propícia para que o trabalho e as realizações aconteçam. Mas lembre-se que parte da motivação vem da própria ação. Por isso, é necessário incentivar que todos mantenham o ritmo a cada dia, mesmo naqueles dias um pouco mais nublados.
  4. Defina, em conjunto com sua equipe, metas claras. Seja transparente em relação aos KPI’s e ao que se espera de cada profissional. Crie uma rotina de conquistas. Planeje cada passo de cada dia. A ação, e não o pensamento, diz quem nós somos.
  5. Estimule o trabalho em grupo, a troca de ideias, as novas experiências, a confraternização e a comemoração perante as metas alcançadas. Mesmo as pequenas merecem ser celebradas.
  6. Empodere sua equipe através do compartilhamento de informações. Utilize um sistema inteligente de gestão para acompanhamento, coleta, organização e distribuição de informações relevantes. Compartilhe melhores práticas.
  7. Utilize campanhas de incentivos e programas de relacionamento. Crie temas envolventes, defina claramente as regras do jogo (critérios, métricas, objetivos) e estimule a participação através de metas e premiações individuais e coletivas.
  8. Perceba quando algo está errado e seja rápido no feedback. Tenha um sistema de alertas. Verde, amarelo, vermelho. Analise históricos e perceba tendências.
  9. Crie rankings de performance comparativos. Deixe claro que a meritocracia prevalecerá e que as informações serão compartilhadas.
  10. Estimule a iniciativa, mesmo as que transcendem a rotina do dia a dia. Dê espaço para que as pessoas de sua equipe surpreendam positivamente. Por exemplo, o botão Olho Vivo no PDV Info pode ser usado sempre que uma pessoa da equipe se depara com alguma informação fora da rotina, que pode ser interessante para o gestor. Valorize quem está comprometido com os resultados da empresa.